Como consegui muito mais tráfego no meu Blog através do Pinterest

by - junho 07, 2018




gerar-trafego-para-o-blog-atraves-do-pinterest



Quando criei o meu Blog, uma das coisas que mais lia em pesquisas na Internet, era o desanimo que alguns blogueiros tinham, por sentirem que disponibilizavam muito tempo a criar conteúdos e que pouca gente os lia.



Acredito que quando bate esse desanimo, seja difícil de continuar a produzir conteúdo com tanto carinho. 



Para minimizar o risco de poder sentir isso, preocupo-me constantemente em estudar formas variadas de divulgação do meu conteúdo e obtenção de um crescimento de tráfego orgânico. 



Que o Facebook, Youtube e Instagram são meios essenciais para aumentar a nossa visibilidade online, ninguém tem dúvidas, certo? 


Contudo, de há alguns anos para cá, uma plataforma muitas vezes menosprezada, está a ganhar cada vez mais poder no Marketing Digital das empresas: o Pinterest.



Com mais de 200 milhões de usuários activos mensais, o Pinterest pode ser para blogueiros e empresários uma excelente fonte de tráfego se utilizado corretamente.



O que é o Pinterest?



gerar-trafego-para-o-blog-atraves-do-pinterest




A verdade é que o Pinterest não se trata propriamente de uma rede social e sim de um motor de busca poderosíssimo, para encontrar novas ideias e salvá-las de uma forma organizada.




Como funciona o Pinterest?


O Pinterest funciona como que um catálogo de ideias próprias, como nos diz o seu próprio slogan “The world's catalog of ideas”.

Sabem aquelas pastas que costumávamos criar nas galerias de fotos dos nossos telemóveis e tablets, para salvar de uma forma organizada, coisas que tinham a ver com os nosso interesses? 

Pois bem, no Pinterest as pessoas criam online, segundo os seus interesses, as suas pastas e guardam nelas várias imagens (chamadas no Pinterest de pins). 

Temas como viagens, moda, beleza, decoração, marketing digital, fitness, e gastronomia são bastante populares nos álbuns dos usuários.



gerar-trafego-para-o-blog-atraves-do-pinterest
Exemplos de Pastas no meu Pinterest





gerar-trafego-para-o-blog-atraves-do-pinterest
Exemplos de Pastas no meu Pinterest





A grande diferença entre uma pesquisa de imagens no Google e uma pesquisa de imagens no Pinterest é que no Pinterest, a criação de conteúdo é bem pensada, cuidada e concebida com grande qualidade. As imagens são lindas e agregado a elas estão sites, blogs e outras plataformas digitais. 





Sabem aquela expressão que os olhos também comem

Pois é, nesta plataforma é tudo muito visual, então é de extrema importância que as imagens sejam bastante atractivas e inspiradoras. 



Como divulgo o meu blog/negócio no Pinterest


Se ainda não incluis o Pinterest na tua estratégia de marketing digital, provavelmente estás a perder uma oportunidade de ouro para aumentar a tua presença online. 


O Pinterest é uma plataforma altamente intuitiva que se baseia em algumas ações básicas: 

  1. Criação de álbuns de fotos por temas;
  2. Guardar imagens de outros utilizadores, provenientes das tuas buscas, segundo os teus interesses e organizá-las nesses álbuns;
  3. Publicação de imagens próprias/pins, que podem ser partilhados de onde?? Do teu blog ou site de vendas!!



Resultado? 



Quando as pessoas entrarem na tua página do Pinterest ou até mesmo fizerem uma busca na plataforma, elas podem clicar nas tuas próprias imagens/pins e ter acesso directo ao teu blog ou site de vendas! Perfeito, não?





Tendo em conta que todos os utilizadores podem guardar pins de todos os outros utilizadores, precisas apenas de trabalhar de forma correcta, para que os teus pins passem a ser encontrados por cada vez mais usuários e o teu conteúdo se propague por um universo cada vez maior. 






Como consegui 28 k (28 mil) visualizadores mensais no meu Pinterest no primeiro mês?


  • Criei uma conta comercial para que possa ter acesso à análise de dados de tráfego e possa programar de forma mais consciente, as estratégias de criação e divulgação do meu conteúdo;
  • Editei o meu perfil para que os usuários possam ter uma ideia geral de quem sou e qual é o meu trabalho;

gerar-trafego-para-o-blog-atraves-do-pinterest
Cabeçalho do meu Perfil no Pinterest

  • Criei pastas a pensar no mesmo nicho do meu blog. Como o "Mulheres por Acaso" aborda diferentes temáticas, livres e versáteis, nas minhas pastas podes encontrar material de viagens, moda feminina, acessórios, maquiagem, cabelo, decoração, fotografia e Marketing Digital; 
gerar-trafego-para-o-blog-atraves-do-pinterest
Exemplos de Pastas no meu Pinterest


  • Guardo nas minhas pastas, todos os conteúdos que gostaria de encontrar se fosse seguidora do meu próprio perfil e misturo conteúdos interessantes dos demais utilizadores, com conteúdos do meu blog; 

  • Incorporei um botão de pin it no meu blog. Desta forma assim que publico um novo post artigo, clico neste botão do Pinterest, selecciono a pasta onde quero que ele fique inserido, et voilá! 

gerar-trafego-para-o-blog-atraves-do-pinterest
Meu botão do Pinterest no meu Blog


O mesmo pin pode ser guardado em diferentes pastas que tenham a ver com o tema, aumentando também assim, as hipóteses desse pin aparecer nas buscas de outros utilizadores.










  • Tenho vindo a otimizar conteúdo mais antigo do blog, padronizando muitas imagens em cada publicação, para que possa guardar o conteúdo diretamente para o meu perfil do Pinterest. As imagens do Pinterest devem ser preferencialmente verticais, com dimensão 735x1102 px. 



  • Tento produzir fotos bonitas e atractivas para o público. O objectivo é gerar tráfego para o blog ou site de vendas através do Pinterest, então é essencial que façamos o possível para atrair as pessoas a clicar no nosso conteúdo;



  • Fiz descrições nos meus álbuns para que os usuários saibam, à partida, o que podem encontrar dentro de cada um deles. Essas descrições devem conter palavras-chave, que possam ser pesquisadas dentro da plataforma. Isso ajuda os usuários a encontrarem o meu conteúdo;
gerar-trafego-para-o-blog-atraves-do-pinterest
Exemplo de descrição de um dos meus álbuns no Pinterest



  • Jamais publico um novo pin proveniente do meu blog, que não tenha uma descrição do artigo. Descrevo em poucas palavras o que o leitor irá encontrar na publicação, não esquecendo o uso essencial de palavras-chave também nestas descrições;
gerar-trafego-para-o-blog-atraves-do-pinterest
Exemplo de descrição de um Pin que guardei do meu Blog diretamente para o Pinterest




Quando comecei a trabalhar desta forma no Pinterest, o resultado dos primeiros 30 dias foi de 28k (28 mil) visualizações mensais do meu perfil. Passados 4 meses, dependendo do tempo que tenho para trabalhar na plataforma, tenho oscilado entre 25k e 31k. 

Talvez para quem já trabalha com o Pinterest há algum tempo, estes resultados não sejam muita coisa, porém, considero que devo estar orgulhosa, pois estes resultados são fruto do meu interesse, do meu estudo e do meu empenho. 


Clica aqui e conhece o meu perfil no Pinterest! 


Actualmente, 78.9% do tráfego do meu blog é proveniente do Pinterest, então eu quis contar-vos que funciona sim! 

gerar-trafego-para-o-blog-atraves-do-pinterest
Dados do meu Blog no Analytics - mês de Maio 2018


A utilização correcta do Pinterest pode sim constituir uma oportunidade para divulgares o teu trabalho.
Se a partilha de pins de outros utilizadores é a principal premissa do Pinterest, conteúdo bem feito e bem pensado, pode tornar-se altamente viral, trazendo cada vez mais tráfego para o teu blog ou site.

Não é fácil destacares-te num elevadíssimo número de pins partilhados diariamente, mas quanto mais trabalhas na plataforma, mais consegues. 

Ao contrário do Facebook e do Instagram que geram impressões imediatas e logo em seguida o conteúdo morre, no Pinterest o teu pin pode ser encontrado por outras pessoas, semanas, meses ou anos depois, cada vez que um novo usuário guarda esse mesmo pin. 


Embora o Facebook e Instagram sejam excelentes plataformas para conseguir tráfego, as constantes mudanças dos seus algoritmos, podem prejudicar muito quem investiu o seu tempo nestas redes sociais.


Acho que devemos continuar a usar o Facebook e o Instagram como aliados diários do nosso trabalho,  contudo podemos também utilizar um pouco do nosso tempo criando pins de qualidade para o Pinterest.


Segundo a minha experiência, não devemos menosprezar as potencialidades desta plataforma. Usar o Pinterest é uma ótima maneira de promoveres o teu blog ou site de vendas. Estou cá como exemplo...  78.9% de tráfego proveniente apenas do Pinterest não é pouca coisa!

Espero que as dicas sejam úteis para ti colega blogueira :)


Se tens mais dicas de como devemos trabalhar no Pinterest, deixa nos comentários para ajudar mais pessoas.
Deixa também nos comentários o endereço do teu blog, para que eu o possa visitar :)





Um super beijoooooo 💙



Acompanhem-me:


💙 Instagram / @andreiamotrena

💙 Pinterest / @andreiamotrena

💙 Facebook / @motrena.andreia

You May Also Like

1 comentários

  1. Olá José :) FAZ ISSO!! Reserva tempo para o Pinterest e aplica todas as dicas que certamente vais ter resultados. Publiquei o meu gráfico do Analytics, exatamente para que não fiquem dúvidas, o Pinterest funciona sim, para aumentar o tráfego dos nossos blogs :)
    Qualquer dúvida que eu possa ajudar, deixa aqui nos comentários. Volta aqui daqui a 1 mês e diz-me como foram esses resultados.
    Força e sucesso :)

    ResponderEliminar

Follow me on Instagram @andreiamotrena