Restaurantes e Botecos no Rio de Janeiro
Que o Rio de Janeiro tem mil maravilhas para oferecer, isso já todos nós sabemos. E se ainda não as descobriste todas, deixo-te aqui:
- O que saber antes de viajar para o Rio de Janeiro (parte I)
- O que saber antes de viajar para o Rio de Janeiro (parte II) com todas as nossas dicas da Cidade Maravilhosa, para que possas organizar o teu roteiro da forma que mais te for conveniente.
Quem acompanha as matérias de viagens por aqui, sabe que quando viajamos, a descoberta da gastronomia local é parte integrante do nosso roteiro, não havendo dúvidas de que é desta forma também, que sentimos a cultura dos locais para onde viajamos.
Assim, deixo-te as nossas dicas de locais onde nos deliciámos com a gastronomia carioca, divididos por zonas da cidade.
Copacabana:
Pavão Azul: foi campeão na categoria boteco na edição do COMER & BEBER de 2013 e a infalível combinação entre comida boa e generosa com cerveja gelada, fazem com que esteja sempre muito cheio.
Um bar para se frequentar a qualquer hora. Quando a noite cai, o calçadão em redor fica totalmente lotado de gente a beber e a conversar.
Fiquei louca com os Bolinhos de Feijoada e com a Carne Seca com Aipim (mandioca), duas das maiores delícias que provámos no Rio de Janeiro. Se visitares o Rio, o Pavão Azul é imperdível, mas imperdível mesmo!!
O preço é bastante acessível e as doses (chamadas por eles de porções) servem bem duas pessoas.
Boteco Pavão Azul - Copacabana - Rio de Janeiro- Brasil |
- Vê também:
Santa satisfação: o Bistro Santa Satisfação, em Copacabana, ficava muito perto do nosso hotel. Lugar pequeno, aconchegante e com uma comidinha muito caseira. Com o calor do Rio, a dica é ficar numa mesa do lado de fora e enquanto jantas podes assistir ao vai e vem que se vive na área.
Barraca da Chiquita: a Barraca da Chiquita foi uma doce surpresa! Vários dias passámos à porta e as suas cores chamavam a atenção. Na nossa última noite decidimos entrar e era simplesmente um lugar maravilhoso de comida nordestina.
O restaurante é lindo, os funcionários são super simpáticos e a nossa feijoada estava muitoooo boa! Foi sem dúvida um dos meus restaurantes preferidos, com o acréscimo de ter aquela vertente temática, tão divertida :)
Barraca da Chiquita - Copacabana - Rio de Janeiro- Brasil |
Boteco Belmonte: existem vários pela cidade e no pós praia, as empadas com uma cervejinha são de comer e rezar.
Bibi Sucos: existem vários também e é aquele tipo de lugar que a qualquer hora tem refeições rápidas, mas muito bem confeccionadas.
Muitas delas dão para duas pessoas e o preço é muito acessível. São excelentes lugares também para se tomar o pequeno almoço, caso não esteja incluído na tua estadia.
Aqui, deixo-te a nossa experiência hoteleira no Rio de Janeiro.
Ipanema:
Galitos Grill: existem vários na zona sul, onde a carne é o principal da refeição. Vem uma chapa muito quente para a mesa, com a carne meio mal passada, para que possa acabar de cozinhar enquanto vamos comendo.
Resultado, carne super quentinha do início ao fim.
O preço é muitoooo barato e come-se realmente bem. O único senão é que o espaço é aberto, então o calor aperta. Se preferes lugares climatizados, esta não é uma boa opção.
Galitos Grill - Ipanema - Rio de Janeiro- Brasil |
Garota de Ipanema: foi aqui que Vinicius de Moraes e Tom Jobim compuseram a tão famosa música Garota de Ipanema. Devido à sua fama internacional, rapidamente o Bar Botineiro passou a chamar-se Garota de Ipanema, tornando-se num ponto turístico da cidade.
Eu acho-o imperdível não só por essa razão histórica, como também pelas delícias que comemos por lá. Pasteis de bacalhau maravilhosos e uma picanha na brasa, com arroz, feijão e farofa, que tive pena de só termos conseguido jantar lá uma vez.
Garota de Ipanema - Ipanema - Rio de Janeiro- Brasil |
Opium: é um restaurante contemporâneo, com influências japonesas, tailandesas, vietnamitas, chinesas e indianas. O espaço é lindo e percebemos que os preços à hora do jantar são bem elevados.
Almoçámos um Menú Executivo (vários à escolha todos os dias) e o preço foi muito acessível e a comida era muito boa. O serviço foi muito rápido, então eu considero uma boa opção para quem está a curtir uma prainha em Ipanema e precisa de almoçar ali perto.
Casa da Feijoada: claramente é um restaurante com uma cozinha típica e diariamente é servida feijoada em forma de rodízio, com preço fixo por pessoa. O lugar ideal para degustar a típica feijoada brasileira.
Delírio Tropical: existem vários pela cidade e são os lugares ideais para se comer algo saboroso e saudável por um preço justo a qualquer hora do dia. É muito rápido e muito bom.
Leblon:
Sushi Lebon: o típico espaço no Rio para vermos e sermos vistos. É um dos restaurantes japoneses mais badalado da cidade e está constantemente lotado. É muito frequentado por famosos e as filas na porta são enormes.
Ligámos para marcar e já estava completo. Chegámos cedo e conseguimos uma mesa, bem no cantinhoooo, mas conseguimos! ahahah
Não foi o melhor shushi da minha vida, mas foi muito bom. O restaurante é muito bonito e com a fama que tem, não era possível deixar de passar por lá. Talvez fruto de toda essa fama, o preço é salgadinho.
Sushi Leblon - Leblon - Rio de Janeiro- Brasil |
Quiosque Café de la Musique: é o típico quiosque no calçadão do Leblon. Sabes aqueles quiosques na Orla da zona sul, que não se come assim tão bem e é bem caro??? NÃO é o caso do Quiosque Café de la Musique!
Em qualquer quiosque da Orla é bom parar, tomar café, refrescar-se com uma água de côco enquanto se observa o movimento da praia e do calçadão... mas para comer... o meu preferido foi o Café de la Musique. Adorei!
Não é barato e as porções não são grandes mas era tudo muito saboroso. O atendimento foi muito atencioso e tem um ambiente realmente calmo e relaxante.
Em qualquer quiosque da Orla é bom parar, tomar café, refrescar-se com uma água de côco enquanto se observa o movimento da praia e do calçadão... mas para comer... o meu preferido foi o Café de la Musique. Adorei!
Não é barato e as porções não são grandes mas era tudo muito saboroso. O atendimento foi muito atencioso e tem um ambiente realmente calmo e relaxante.
Botafogo:
Fogo de Chão: localizado em Botafogo, a dica deste restaurante serve até para mim... Tanto que me aconselharam e infelizmente não tivemos tempo de experimentar. Contudo, deixo-te aqui a dica de que cada pessoa que já tinha viajado para o Rio ou que morava por lá, aconselharam-nos este restaurante como sendo um dos melhores da cidade e com uma vista incrível para a Praia de Botafogo.
Bairro da Urca:
Bar e Restaurante Urca: um lugar super tradicional no Bairro da Urca, o bar é frequentado pelos visitantes da Mureta da Urca, um spot magnífico para ser ver um maravilhoso pôr do sol. Porções de pasteizinhos e cerveja, são o meu menú predilecto.
Barra da Tijuca:
Praticitá: esta dica é muitooooo boa!
Nós visitámos o da Barra da Tijuca, mas existem mais pela cidade. Um conceito completamente diferente de tudo o que vi até hoje em qualquer viagem.
Digamos que o Praticitá é como que uma boutique de carne, que de repente se transforma num bom churrasco!
Na parte interior do estabelecimento temos um enorme expositor refrigerado com diferentes tipos de carne e na parte exterior temos as grelhas. A ideia é que possamos escolher o tipo de carne que desejamos comer e a quantidade que deve ser preparada.
Pegamos nas embalagens da carne, pagamos na caixa (estilo supermercado) e deixamos nas zonas das grelhas para que possa ser preparada.
As vantagens são:
- A carne é de muito boa qualidade e pode-se escolher o tipo de corte que queremos;
- Fica mais económico, no sentido em que pagamos apenas a quantidade que achamos que vamos comer;
- Degustar carnes nobres sem ter de comprar a peça inteira, pois há muitos clientes que preferem comer uma quantidade menor de uma carne melhor e por um preço mais justo do que o praticado nas tradicionais churrasqueiras;
- para quem não quer comer no local, pode usufruir de um serviço take away.
Praticitá - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro- Brasil |
A nossa carne estava muito saborosa e o espaço era muito agradável.
A único senão é que os acompanhamentos são bem limitados.
Quiosque no Vidigal:
Ao visitar a Comunidade do Vidigal é impossível passar despercebido o quiosque logo na entrada. Pasteis com vários recheios e caldo de cana são apregoados por quem lá trabalha. Subimos a comunidade, fizemos a Trilha 2 irmãos e na descida resolvemos parar por lá. Fui surpreendida com um maravilhoso pastel de carne e um caldo de cana que jamais esquecerei... acompanhados da simpatia de quem nos atendeu.
O preço? Muitooooo barato, mesmo!
Não deixes de os visitar. É o lugar onde irás comer mais barato, delicioso, na companhia de pessoas que moram na comunidade. Um momento de sincera relação humana.
O que não é novidade, para quem me acompanha e já sabe que voltei com o Vidigal no coração!
Favela do Vidigal - Rio de Janeiro- Brasil |
Qual é o teu restaurante, bar ou boteco de eleição no Rio de Janeiro? Deixa-me as tuas sugestões nos comentários.
Um super beijoooooo 💙
Acompanhem-me:
💙 Instagram / @andreiamotrena
💙 Pinterest / @andreiamotrena
💙 Facebook / @motrena.andreia
0 comentários