Dicas para realizar uma viagem internacional

by - março 29, 2018





Começar a planear uma viagem, já nos faz viajar mesmo antes de partirmos! Nesse sentido, deixo-vos algumas dicas do que não esquecer na hora de prepararmos as nossas viagens internacionais.



organizar-uma-viagem-internacional






Viagens dentro da Comunidade Europeia


Documentação necessária: 


  • Cartão de Identificação, no caso de Portugal, Cartão de Cidadão; 
  • Bilhetes dos voos de ida e volta. 



Viagens Intercontinentais


Documentação necessária: 

  • Passaporte - verificar se está válido na data da viagem; 
  • Bilhetes dos voos de ida e volta;
  • Visto - dependendo dos países de origem e destino, pode não ser necessário.


Tipos de visto


Visto de Visitante - Precisamos verificar com o consulado se é necessário visto para entrar no país de destino e como podemos obtê-lo. Os sites oficiais dos consulados fornecem-nos toda a informação que necessitamos. 


Dica: quando viajámos para São Vicente (Cabo Verde) informei-me com o Consulado de Cabo Verde, em Lisboa, que precisávamos de visto para entrar no país. O preço desse visto era de 40€ por pessoa. 
Também consegui a informação de que era possível obter um visto no aeroporto de destino, por metade do preço. 
A desvantagem? Precisámos estar na fila para o obter.
Assim, informem-se sempre sobre todas as opções e decidam qual a que mais vos é conveniente. 



Visto de Trânsito - se vamos fazer um voo com escalas, precisamos estar atentos à necessidade de um visto de trânsito. O visto de trânsito pode ser necessário quando fazemos escalas em alguns países, como é o caso da Rússia, e nas seguintes situações: 
  • Se a escala é superior a 24 horas, mesmo que não pretendamos sair do aeroporto; 
  • Se a escala é inferior ou superior a 24 horas e pretendemos sair do aeroporto para conhecer a cidade; 
  • Se a escala é feita com mudança de aeroporto, ainda que dentro da mesma cidade. 


Vacinas requeridas


Precisamos verificar se é necessária a administração de alguma vacina para entrar no país de destino. Os Consulados conseguem fornecer-nos essa informação também. Em caso de dúvidas e para ficarmos mais descansados, podemos marcar uma Consulta do Viajante, no centro de saúde da nossa área de residência. 


A Consulta do Viajante é destinada a quem pretenda viajar para fora da Europa e serve para que nos inteiremos das medidas preventivas a adoptar antes, durante e depois da viagem. 

Estas medidas preventivas incluem vacinação necessária e certificado internacional; cuidados a ter com alimentos e líquidos que podemos ingerir no país de destino e medicação que devemos levar connosco.





Comprar as passagens


COMPRAR-AS-PASSAGENS-PARA-VIAGEM-INTERNACIONAL






Para comprar as passagens de avião, tal como eu, pesquisem na app Momondo ou Skyscanner.





Depois de definir em que altura quero viajar e qual o destino, é através destas plataformas de comparação de preços de voos, que consigo encontrar as passagens ao melhor preço.



Confesso que para cada viagem, consulto a Momondo e a Skyscanner várias vezes, até encontrar aquela que para mim é a relação ideal entre o preço a pagar, a companhia em que vou viajar e as possíveis escalas que preciso de fazer.


Alerto para que passagens de avião baratas, existem todos os dias disponíveis para compra. Contudo, fiquem atentos às companhias aéreas que vão voar e principalmente se não terão de "dar a volta ao mundo" para chegar ao vosso destino.


O valor das passagens é importante, mas a comodidade da viagem é imprescindível!



Encontrada a passagem que pretendem comprar, para quem pretende viajar com mais conforto, deixo-vos duas opções:

1. Comprar um Confort Seat - várias companhias aéreas disponibilizam estes assentos dentro da classe económica. São assentos mais confortáveis e com mais espaço entre filas, para colocar as pernas. Fica a dica para os mais altos! 

Maior conforto na viagem e bem mais acessível em termos de preço, quando comparado com a Classe Executiva;

2. Aceder ao site Seatguru - se pretendem marcar o vosso lugar antecipadamente, nesse site solicitam o nome da companhia aérea, o número do voo e a data da viagem, para que possam ter acesso à planta do avião que vão viajar. 

Ele vai mostrar o mapa do interior do vosso avião e quais são os melhores acentos, para que possam escolher o que mais desejarem.




Reservar Alojamento


RESERVAR-ALOJAMENTO-PARA-VIAGEM-INTERNACIONAL






Para reservar previamente o vosso alojamento, tal como eu, pesquisem no app Booking.com





Podem obter resultados de pesquisa segundo zona da cidade, preços e tipo de alojamento. 



Se ainda não compraram as passagens de avião, têm a opção de poder marcar previamente o alojamento, mas tendo em atenção que precisam escolher a opção de Cancelamento Gratuito, para que possam alterar a reserva, se necessário. 


Já sabem que prefiro elaborar previamente o roteiro de viagem, para decidir qual a zona da cidade em que me devo alojar, para optimizar a acessibilidade aos locais que pretendo visitar. 





Orçamento



Definir um orçamento total e saber como geri-lo é fundamental para não haver faltas durante a viagem. 





Para vos ajudar a organizar o vosso orçamento, partilho convosco como costumo fazer, tendo por base o exemplo de que vou realizar uma viagem no mês de Abril:



  • Em Janeiro marco e pago a passagem de avião; 
  • Em Fevereiro marco e pago o alojamento; compro ingressos das atracções principais da cidade; 
  • Em Março coloco na conta poupança um determinado montante; 
  • Em Abril coloco na conta poupança mais um montante e parto em viagem. 


Este planeamento pode ser feito com mais meses de antecedência e assim, criar um confortável montante para gastos durante a viagem. 

Definido o orçamento total para gastar em viagem, proponho que dividam esse valor pelo número de dias que estarão a viajar, para obter um valor diário, que não devem ultrapassar.



Tenham sempre mais de uma opção de pagamento: 

Eu considero de extrema importância que se leve para a viagem uma parte do orçamento em dinheiro, outra parte em cartão, principalmente se a moeda do país de destino é outra. 
Isso permite-nos pagar as primeiras despesas logo à chegada (alimentação e transporte para o hotel). 


Lembrem-se que o uso dos nossos cartões correntes em outros países, podem na maioria das vezes, acrescer de taxas de utilização.


Uma boa alternativa é a utilização dos cartões de crédito criados especificamente para viagens internacionais. São pré-pagos, e a grande vantagem é estar isento de taxas. 



Seguro de viagem


É importante não esquecer o seguro de viagem, que pode em qualquer situação, ajudar-nos a resolver qualquer problema de saúde ou acidente. 

Muitos cartões de crédito, têm agregados seguros de saúde em viagem. Informem-se no vosso banco quanto a esta questão. 

Para viagens na Europa, é imprescindível o Cartão Europeu de Saúde. Podem fazer a sua requisição no site da Segurança Social e permite-nos o acesso a assistência médica nos países europeus. 

É totalmente gratuito e demora uns 15 dias para chegar à vossa morada. 




Bagagem


QUE-BAGAGEM-LEVAR-PARA-VIAGEM-INTERNACIONAL






O peso máximo e dimensões permitidas relativamente à bagagem de mão e de porão, variam de companhia para companhia. Assim, informem-se sempre quanto ao que pode ser ou não transportado. 





Chamo a atenção para voos com escalas. Podem ser operados por companhias diferentes e as franquias de bagagem podem ser diferentes também. Confiram sempre antes.



Lembrem-se de nunca despacharem valores na bagagem de porão. Valores como electrónicos por exemplo, devem sempre ser transportados na bagagem de mão, perto de vocês. 


Na bagagem de mão, podem ser transportados líquidos, desde que as embalagens não ultrapassem os 100ml.


O tempo de espera em aeroportos pode ser um pouco cansativo! Assim, aconselho que viagem sempre com uma bagagem de mão que vos dê o máximo de conforto e que seja prática, uma vez que estamos constantemente a mostrar identificação e passagem. 


Importante também identificar a bagagem de porão, para em caso de extravio poder ser enviada novamente para o destinatário. 


Por último e não menos importante, fotocopiem sempre passaporte, bilhetes dos voos de ida e volta e reserva de hotel. 
Caso seja necessário, nomeadamente no serviço de imigração, têm sempre convosco tudo o que eventualmente podem pedir. 


E desta forma, com tudo preparado é tempo de curtir as férias e viver momentos inesquecíveis, que só as viagens são capazes de nos proporcionar!


Alguma situação específica que queiram saber, deixem nos comentário que tentarei ajudar.


andreia-motrena-viagem-amesterdao-blog-mulheres-por-acaso




Um super beijoooooo e boas viagens 💙

















Acompanhem-me:


💙 Instagram / @andreiamotrena

💙 Pinterest / @andreiamotrena

💙 Facebook / @motrena.andreia

You May Also Like

0 comentários

Follow me on Instagram @andreiamotrena