Crenças Limitativas - 5 dicas para as ultrapassar

by - abril 26, 2018







"Nunca tenho tempo para nada"
"Não sou bom o suficiente"
"Não consigo / não sei fazer isso"
"Eu já não tenho idade para isso"
"Nunca vou ser capaz de resolver este problema" 
"Toda a gente é melhor do que eu" 
"Nunca vou conseguir melhorar a minha vida" 
"Nunca terei dinheiro para nada" 
"Só tem dinheiro quem é desonesto" 
"Sem trabalho duro nunca se consegue nada" 
"Nunca vou conseguir atingir os meus objectivos" 
"Nunca realizarei os meus sonhos" 
"Eu não mereço sucesso" 
"Eu nunca encontrarei quem me ame verdadeiramente" 
"A minha família é assim eu também sou e nunca poderei ser mais" 
"Não é possível viver somente a fazer coisas que eu amo" 






ultrapasse-crencas-limitativas



Se estás a ler este artigo, provavelmente identificas-te com pelo menos uma das afirmações de cima! Todas elas são exemplos de crenças que limitam o nosso sucesso, felicidade e plenitude nos mais variados campos da nossa vida.



A determinada altura da nossa vida, todos nós enfrentamos um grande desafio, para conseguir dizer "basta" no que nos impede de alcançar alguns objectivos mais concretos. Verdades negativas que silenciosamente se enraizaram em nós... 



Essas são as nossas crenças limitativas, que sabotam a nossa capacidade de entrar em acção e gerar melhores resultados.



Onde nasceram essas crenças? 


Grande parte dessas crenças resultaram da nossa educação e dos meios onde estivemos inseridos ao longo da vida, que influenciaram directa ou indirectamente a nossa maneira de pensar e sentir. Os media, em grande parte também contribuem para que se crie algumas ideias vagas e bastante limitativas.






Quem nunca ouviu: 


"O dinheiro não cresce das árvores!"... ouvir este tipo de afirmação cria em nós um sentimento de extrema dificuldade em ganhar dinheiro;

"Não deixes o teu trabalho. Podes não gostar muito, mas pelo menos é seguro"... ouvir este tipo de afirmação cria em nós um sentimento de que não podemos ser empreendedores nas nossas vidas, pois acreditamos, com todas as nossas forças, que devemos trabalhar duro para alguém em troca de receber algum dinheiro no fim do mês;

"Sou pobre mas sou feliz";

"Tens de perder peso, pois a aparência é tudo"... e por aí vai... 



É todo um tipo de ideias que nos rodeiam durante toda a vida. E nós, inconscientemente vamos nos adaptando às vivências, ao que a sociedade nos impõe, àquilo que todos ditam como correcto... E é aí que está o problema! Ninguém consegue perceber atempadamente que está a enraizar profundamente, em si próprio, crenças que limitam irmos mais além!


A maior dificuldade que encontramos pelo caminho, é conseguir perceber quais são as nossas crenças limitativas. A auto-sabotagem, a vitimização e a defesa do nosso próprio ego, tenta provar-nos que os nossos pensamentos e sentimentos destrutivos são correctos e perfeitamente adequados à normalidade na nossa sociedade. 


A nossa mudança só acontecerá quando decidirmos proceder a uma reprogramação mental, que nos permitirá a libertação de pensamentos negativos e limitativos.


Então PÁRA e quando Te deparares com algum tipo de bloqueio mental, substitui a antiga crença por uma crença vitoriosa e encontra formas de enraíza-la de tal forma, que se torne um hábito.


Como ultrapassar crenças limitativas?

Aqui apresento-te 5 passos, pelos quais já passei e que continuo a colocar em prática na minha vida, sempre que sinto que alguma crença limitativa me quer fazer companhia por várias semanas!



ultrapasse-crencas-limitativas






1. Identificar quais são as crenças limitativas 



O primeiro passo é identificar todas elas. Pensa e analisa. Escreve. Lembra-te que esse relatório é só teu e sê sincera. 


Escrever vai ajudar a que consigamos admitir perante nós próprios, que temos essas crenças limitativas e que queremos libertar-nos delas. 


2. Encontrar a causa dessas crenças 

Encontrar a causa das crenças limitativas, significa descobrir quais as situações da vossa vida que desencadearam essa crença. Analisando cada um das causas, será que faz sentido pensar da mesma forma? Não te esqueças, os tempos mudam e os preconceitos, embora ainda existam, estão felizmente cada vez mais dissipados.


3. Definir quais os objectivos que pretendem alcançar

Por norma, é quando traçamos algum objectivo na nossa vida, que nos deparamos com as nossas crenças limitativas, começamos o nosso processo de auto-sabotagem e por algum motivo não acreditamos que podemos alcançá-lo.

Então traça os teus objectivos, rumo ao próximo passo...


4. Substituir essas crenças limitativas por crenças vitoriosas

Livra-te de todo o lixo emocional e de todos os pensamentos tóxicos. Substitui o "eu não consigo fazer" pelo "eu não sou menos que os outros e serei capaz". 

Nutre-te de sentimentos de autoestima e de amor próprio.

Mas Andreia, como é que eu consigo mudar drasticamente a minha forma de pensar e de sentir? Vamos para o último passo e mostro-te como eu própria mantenho os meus níveis de motivação...


5. Trabalhar essas novas crenças diariamente 

  • Rodeia-te de pessoas positivas. Para lixo emocional, já basta aquele que carregamos e do qual nos queremos livrar. Procura a companhia de quem te faz rir, de quem (apesar dos pesares) vê a vida sempre pelo lado mais leve e positivo; 
  • Procura aprender através da leitura, como reprogramar os pensamentos e objectivos. Se queres mudar as tuas crenças relativas à vida financeira, aconselho-te o livro "Pai Rico, Pai Pobre" - um livro intemporal que nos surpreende ao percebermos como um pai rico e um pai pobre, lidam com uma mesma situação de forma tão diferente. Simultaneamente ensina-nos métodos eficazes de gestão de finanças pessoais. Este é um dos bestsellers mais duradouros na história do New York Times, que nos enche de energia positiva, para arrancarmos com um novo projecto profissional. 


ultrapasse-crencas-limitativas



Procura vídeos e histórias de pessoas que já conseguiram chegar onde tu ambicionas chegar. A Internet está aí também para isso! Procura casos de sucesso, aprende e motiva-te com eles. E nada de sentimentos de invejazinha... quem já lá chegou, trabalhou, programou-se e motivou-se para lá chegar. Torna o sucesso dos outros algo muito positivo para ti.


Um dia conto-te quem são as pessoas que mais me motivam, enquanto pessoas e profissionais! :)



Existem casos de insucesso? Sim existem, e esses nós aproveitamos para aprender como não fazer. Costumo dizer que se existe alguém no mundo que faz muito bem, é com essa pessoa que eu quero estar e aprender. 




Visualiza coisas positivas acerca dos teus objectivos porque nunca é tarde para nos reprogramarmos. E como nos diz Henry Ford:

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”


Comenta aqui o que ambicionas, quais são os teus objectivos e o que fazes diariamente rumo a uma maior felicidade e plenitude. 



Um super beijoooooo 💙



Acompanhem-me:


💙 Instagram / @andreiamotrena

💙 Pinterest / @andreiamotrena

💙 Facebook / @motrena.andreia

You May Also Like

2 comentários

  1. O meu objectivo principal agora é ficar mais saudável. Não digo perder peso porque isso não é o mais importante, é apenas um meio para atingir o fim. Crenças limitativas e sabotadoras tenho muitas. Às vezes o meu pior inimigo sou eu. Mas agora tenho uma motivação extra: o meu filhote. A melhor forma de me motivar é visualizar mentalmente o que vou fazer com ele, passear, brincar, ir à praia. É claro que já o faço agora mas quando atingir o meu objectivo vou-me sentir muito melhor. Por ele e por mim sei que vou conseguir. 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olga fico tão feliz com as tuas palavras, pois já demonstram uma consciência das tuas crenças limitativas. Cada um deve procurar as suas motivações, e o teu filhote lindo é motivação mais do que suficiente para eu ter a certeza que vais conseguir 💙
      Força rumo a uma vida mais feliz :) Beijinhos queridaaaaaaa

      Eliminar

Follow me on Instagram @andreiamotrena