SEO para iniciantes

by - maio 02, 2018





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O que é SEO? 



SEO → Search Engine Optimization


Poderia definir SEO como o maior aliado dos nossos blogs e a maior dor de cabeça para nós blogueiras! 

Nada mais são que técnicas que deves aprender e colocar em prática, sobre como optimizar as tuas publicações nos mecanismos de busca. 

Através de algumas técnicas bem simples, as tuas publicações têm uma hipótese maior de aparecer na primeira página de pesquisas do Google.

SEO é um assunto muito vasto, com vários aspectos técnicos, mas aqui iremos abordar técnicas simples que podes colocar em prática, no teu quotidiano blogueiro.




Porque precisas perceber de SEO?



Porque certamente que queres optimizar o teu blog, para obter cada vez mais audiência. Será importante trazer o teu blog para a primeira página do Google de forma orgânica. 

Garantidamente que não queres que o teu blog tenha a alta probabilidade de se perder para sempre nas últimas posições do Google... Certo? 

Pronta para atingir um melhor posicionamento nos resultados dos motores de busca? 

Partiuuuuuu ;)




Práticas de SEO elementares:


1. Planeamento da estrutura do site


Quando te preocupas em organizar e estruturar o teu blog, já estás a trabalhar em factores importantes para SEO.

É deveras importante categorizar, hierarquizar e organizar a informação. 

Um layout lógico e funcional, faz com que os motores de buscas considerem que o teu blog foi criado de uma forma que atribui valor. 

Ajuda os teus leitores a encontrarem as tuas publicações por temas, de uma forma fácil e intuitiva e permite que os motores de busca consigam rastrear as páginas com mais fluidez. 


Vê também: 



2. O teu blog deve ser Mobile Friendly


Grande percentagem de quem navega na internet, fá-lo a partir de dispositivos móveis. 

Garante que o teu blog tem uma navegação simples e intuitiva para os teus leitores, também em modo mobile.

Esta não é propriamente uma técnica de SEO, mas as consequências da sua aplicação são altamente benéficas e inclusive aconselhadas pelo Google.



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3. Compõe uma Meta Tag


Meta Tags são um resumo dos temas do teu blog. 

São de extrema importância, porque é desta forma que podes informar os motores de busca, de que assuntos trata o teu blog. Esta ferramenta SEO, é mais uma forma do teu blog poder ser encontrado por leitores que buscam ler sobre assuntos dos quais escreves. 

Essa descrição irá também aparecer aos leitores, quando eles fizerem a sua pesquisa no Google, por exemplo. 

Para que possas compor a tua Meta Tag, na área "Definições" encontrarás a opção "Meta Tags/Descrição". É importante que o texto seja breve, conciso e abrangente. 

A minha Meta Tag por exemplo, aparece também na página principal do meu Blog.


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És Blogueira e estás desmotivada? 




4. Introduz palavras-chave


Palavras-chaves, neste contexto, são essencialmente as palavras que um usuário digita no Google, para encontrar artigos relacionados com um tema de interesse. Assim, é essencial que cada post do teu blog tenha palavras-chave. 

Eu determino as minhas de uma forma muito simples: eu penso, que palavras eu usaria para pesquisar sobre este tema? Aconselho a que prestes muita atenção às sugestões que o próprio Google dá acerca do mesmo tema.


Deves utilizar as palavras-chave nos títulos das publicações - Incluí essas palavras-chave ao longo do texto, mas de uma forma consciente. Lembra-te que estás a escrever para os teus leitores e não para o Google. Demasiadas repetições, ficam chatas e podem cansar.

Deves utilizar as palavras-chave na introdução da publicação - a introdução é de extrema importância para teres uma posição privilegiada no ranking dos motores de busca. Assim, certifica-te que nas primeiras 150 palavras da tua publicação, colocas as tuas palavras-chave.

Deves utilizar as palavras-chave no Alt e no Título das tuas imagens- no ponto 6 aprenderás como deves nomear as tuas imagens.

Deves utilizar as palavras-chave na Descrição da Pesquisa - no ponto 8 aprenderás como compor a tua descrição personalizada.

Deves utilizar as palavras-chave na URL do teu post - no ponto 9 aprenderás como criar um link personalizado para o teu post.



5. Faz uma linkagem interna


Fazer uma linkagem interna, nada mais é que colocar links que levem os leitores para outras publicações de qualidade, que tenham a ver com o tema abordado na tua publicação. Quando fazes referência a outras páginas no teu post, mostras aos buscadores que elas tem importância e os teus leitores agradecem, pois estás a encaminhá-los para mais informação acerca do que procuram.


É sempre melhor usar esses links no início do texto, já que a probabilidade de uma pessoa não ler o texto inteiro é elevada.



6. Nomeia as tuas imagens de forma inteligente


Nomeia da melhor forma possível o teu arquivo de imagem, antes de inserires na tua publicação. Utiliza sempre palavras-chave separadas por hífen. Exemplo: "receitas-simples-para-principiantes.jpg”.

Nada de carregar imagens "IMG_19458" no blog, por favor!! O ideal é colocares o nome do blog + o título da publicação. Não te esqueças que o Google dispõe de busca por imagens e é mais uma forma de poderem encontrar o teu blog.


Dica: imagens com acentos ou espaços dão erro, por isso não preciso de dizer para não utilizarem espaçamento e acentuação no nome das imagens, certo? Exemplo: "pequeno-almoco-saudavel.jpg".




7. Consegue Backlinks ao longo do tempo


Backlinks são links em outros blogs, que direccionam os leitores para o teu blog. 

Para o Google, isso é um indício de que o teu blog tem qualidade, já que ninguém quer direccionar o seu leitor para publicações de baixa qualidade.

Podes criar uma parceria com alguma blogueira que admires o seu trabalho e colocam backlinks nos dois blogs. Certamente poderá traduzir-se em mais leitores para ambas.




8. Compõe uma Descrição da Pesquisa


A Descrição de Pesquisa é um resumo que deves fazer, sobre o assunto do post que escreveste. Deves incluir nesse resumo as palavras-chave, para que o leitor veja com facilidade, do que se trata a publicação. Mais uma vez, refiro que é um resumo, deves ser breve, conciso e abrangente. Exemplo: "Quer preparar uma refeição para toda a família? Encontre a sua solução com as nossas receitas simples para principiantes. São fáceis e muito deliciosas".



Percebeste a mecânica de como compor estas descrições?

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Exemplo para plataforma Blogger



9. URL ou link permanente


As palavras-chave devem estar incluídas também na URL. Esta é mais uma importantíssima técnica de SEO. Podes alterar o link permanente do artigo antes de o publicar. É importante que não fique muito longo, pois pode ser considerado spam.

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Exemplo para plataforma Blogger

10. Trabalha para teres conteúdo frequentemente


Conteúdo novo é um factor poderosíssimo para conseguir um bom resultado no ranking dos motores de busca. O Google, por exemplo, valoriza muito conteúdo novo e frequente. Pensa que quanto mais actualizações de conteúdo tens, mais vezes o Googlebot (programa desenvolvido pelo Google para rastrear as páginas públicas da web) visita o teu blog. 

SEO é uma técnica poderosa, mas não exacta, pois está sempre em constante actualização. 

Estas são técnicas SEO elementares que de uma forma bastante simples, se integram no quotidiano de uma blogueira. Contudo, é necessário que procures, gradualmente, actualiza-te sobre este tema.


Alguma dúvida deixa nos comentários. 


E tu, que mais técnicas SEO utilizas no teu blog diariamente?


Um super beijoooooo 💙



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6 comentários

  1. Escrever na segunda pessoa fica um texto com um tom estranho para quem está a , como nós brasileiros, ler e ouvir na primeira pessoa. Pense nisso

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  2. São óptimas dicas. Já as tinha lido noutros sites e já comecei a aplicar na minha página.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

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    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Olívia :)
      Espero que ajude muitooooooooo no crescimento do Vinte e Muitos <3

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  3. Estratégias ótimas de SEO. Muito bom artigo

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  4. Amei essas dicas algumas coisas e já sabia, mas confesso que muitas delas eram desconhecidas para mim é sempre bom conhecer-mos dicas que nos ajudem.

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