As imperdíveis ilhas no Algarve
Ilhas no Algarve...
Apanhem o barco e venham visitá-las!
As ilhas no Algarve são pequenos paraísos que certamente, ninguém quer perder por nada!
Apenas acessíveis por barco, garantem momentos de puro prazer e relaxamento.
Ilha da Armona
A Ilha da Armona é uma ilha integrada no Parque Natural da Ria Formosa, no concelho de Olhão. Com um comprimento de 9 Km, a ilha é habitada e frequentada por pescadores e visitantes que usufruem dos seus encantos, em casas de família, alugueres de temporada e no parque de campismo.
Foto: by @marionnaz |
Foto: by @fitlifestylecoachneuza |
A ilha é constituída por praias voltadas para a Ria Formosa e voltadas para o mar. Na ilha não circulam carros, somente veículos motorizados de emergência e da limpeza.
Em termos de infraestruturas, a ilha conta ainda com alguns restaurantes, localizados perto do molhe, que os conseguimos avistar logo à chegada. Alguns destes restaurantes têm uma forte tradição familiar, passando de geração em geração.
Como Chegar:
Para chegar à Ilha da Armona existem carreiras regulares de barco a partir de Faro, de Olhão e da Fuseta.
Ilha da Culatra
Esta é de certo, a ilha onde se encontra a forma de vida mais autêntica da região.
A ilha da Culatra, habitada desde 1880, faz parte do conjunto de ilhas barreira, que separam o mar da ria.
É composta por 3 grandes núcleos populacionais:
- Culatra, maioritariamente habitado por pescadores e também por alguns turistas no Verão;
- Hangares;
- Farol, da qual falarei mais à frente.
Foto: by @brigittazsvarga |
Foto: by @fpnandex |
Como a Ilha da Culatra conta com uma boa parte de residentes, encontramos por lá escola, estabelecimentos de restauração e uma igreja. Ilha charmosa, que mantém até aos dias de hoje, os seus traços tão típicos, é o lugar ideal para quem procura descansar num areal espaçoso, banhado por um mar calmo.
Foto: by @radka.m |
Nesta ilha também não se encontram veículos motorizados, reinando a paz e a tranquilidade num ambiente relaxante. Alguns dos restaurantes da Ilha da Culatra, têm como especialidade o famoso "Arroz de Lingueirão" ou a "Caldeirada", que mistura as muitas variedades de peixe que por lá abundam.
Como Chegar:
Para chegar à Ilha da Culatra existem carreiras regulares de barco a partir de Faro e de Olhão, num percurso de aproximadamente 30 minutos.
Ilha do Farol
Foto: by @goncalo_r_mendonca |
Foto: by @pierrotdem7 |
A Praia do Farol fica localizada na extremidade oeste da Ilha da Culatra e é ocupada principalmente no Verão, por turistas. O areal da Ilha do Farol é extenso e o seu nome deve-se ao facto de nela estar localizado o Farol de Santa Maria. Construído em 1851 e passando já por várias intervenções de preservação e modernização, este farol conheceu todos os passos da evolução, desde a combustão do azeite à do petróleo, passando pela do vapor de petróleo, até à lâmpada eléctrica de incandescência. Parecem-me motivos mais do que suficientes para uma visita!
Como Chegar:
Para chegar à Ilha do Farol existem carreiras regulares de barco a partir de Faro e de Olhão, num percurso de aproximadamente 40 minutos.
Ilha Deserta
Foto: by @margsilva |
O seu nome oficial é Ilha da Barreta, mas é também conhecida por Ilha Deserta, devido à pouquíssima presença humana ao longo do ano.
Foto: by @elleclaes |
Foto: by @viagemeturismo |
Foto: by @inesmatias |
Lá existem pouquíssimas construções em madeira e um restaurante que vou ouvindo algumas opiniões aqui e ali, mas a verdade é que nunca o frequentei e portanto não posso falar com conhecimento de causa.
A propósito, quem já lá esteve comente aqui no artigo qual a vossa opinião, média de preços e detalhes acerca do local, porque gostaria muito de o visitar, mas com as vossas indicações ;)
Voltando... se pensam que por ser considerada uma ilha quase deserta, não a devem visitar por ter pouco interesse, estão muito enganados!
Durante a época balnear, a Ilha Deserta tem vigilância e aluguer de toldos e espreguiçadeiras. Contemplada com Bandeira Azul, terão garantidamente momentos tranquilos e relaxantes neste paraíso, ainda um pouco protegido, da costa do Algarve.
Como Chegar:
Para chegar à Ilha Deserta, existem carreiras regulares de barco a partir de Faro, e de Olhão num percurso em que é possível admirar algumas espécies de aves protegidas.
E com o Verão já à porta, é o momento de pensar em programar uns momentos de prazer por estas ilhas e contem-me as vossas experiências por lá.
Um super beijoooooo 💙
E com o Verão já à porta, é o momento de pensar em programar uns momentos de prazer por estas ilhas e contem-me as vossas experiências por lá.
Um super beijoooooo 💙
Acompanhem-me:
💙 Instagram / @andreiamotrena
💙 Pinterest / @andreiamotrena
💙 Facebook / @motrena.andreia
0 comentários