O que visitar em Olhão - Algarve

by - maio 31, 2018





roteiro-olhao-algarve-portugal



Olhão é uma cidade Portuguesa, com cerca de 28.000 habitantes, localizada no Algarve.


A cidade tem o maior porto de pesca do Algarve e um dos principais portos do país.





Ao passearmos pela cidade, conseguimos ter um visual mais industrial, ao lado do porto de pesca, mas se deambulamos pelo lado histórico da cidade, encontraremos típicas casas, de estilo mourisco, cobertas de tinta branca e pequenos prédios com varandas de ferro forjado. Um charme!


roteiro-olhao-algarve-portugal


O maior cartão postal de Olhão são os seus 2 Mercados: o Mercado das Verduras e o Mercado do Peixe. Diariamente, centenas de pessoas os visitam, em busca do melhor peixe, frutas e verduras.


Os Mercados começaram a ser construídos em 1912 e foram inaugurados quatro anos mais tarde.


No final do século XX foi submetido a obras de reabilitação, reabrindo ao público com o seu interior decorado com azulejos pintados por Costa Pinheiro.


Este é sem dúvida um local de visita obrigatória para turistas e residentes.


roteiro-olhao-algarve-portugal

roteiro-olhao-algarve-portugal


A Igreja da Nossa Senhora do Rosário é outra atracção turística. Construída em 1698, com o contributo dos pescadores, tem uma belíssima fachada barroca.

roteiro-olhao-algarve-portugal



A Capela do Senhor dos Aflitos, fica situada junto à Praça da Restauração, nas traseiras da igreja e é um local de grande devoção dos pescadores olhanenses.

roteiro-olhao-algarve-portugal



A Igreja Nossa Senhora da Soledade é um edifício de linhas sóbrias, também conhecido como igreja pequena e, aparentemente, foi o primeiro edifício de alvenaria em Olhão.
Datada do século XVII, foi primitivamente o templo religioso do povo ligado ao mar.

roteiro-olhao-algarve-portugal



O Jardim Pescador Olhanense é um lindo espaço de lazer na cidade. Diariamente atrai residentes e turistas para momentos de passeio e convívio.

roteiro-olhao-algarve-portugal

roteiro-olhao-algarve-portugal

roteiro-olhao-algarve-portugal


Durante o ano decorrem neste local, vários eventos de índole cultural, como é o caso do Festival do Marisco (Agosto). Se pretendem visitar a cidade pela primeira vez, é exactamente nesta altura do ano que aconselho que a visitem. O Festival do Marisco é um evento que junta música e animação à gastronomia olhanense, que é bem rica, desde as entradas até à doçaria.

festival-do-marisco-2018-olhao-algarve
Foto: reprodução Presstur
festival-do-marisco-2018-olhao-algarve
Foto: reprodução Algarvepress


A propósito, fica a dica que o Festival do Marisco este ano irá realizar-se de 10 a 15 de Agosto, com a presença de Agir, Pedro Abrunhosa, Ana Moura, Vanessa da Mata, Calema e Xutos & Pontapés. 

Claramente que já tenho dois dias no coração... que não quero perder! 


A Zona Ribeirinha da cidade estende-se ao longo da Avenida 5 de Outubro e é dos locais mais belos para se caminhar, com uma vista panorâmica sobre a Ria Formosa e a arquitectura da cidade cubista.



O Parque Natural da Ria Formosa é imperdível e em Olhão temos acesso directo ao Centro de Educação Ambiental de Marim e sede do Parque.

Aqui é possível caminhar num trilho circular de cerca de 3 km, com paisagens belíssimas da mais pura natureza. Ao longo do percurso encontramos 19 estações interpretadas com painéis: observatórios de aves, o moinho de maré, os tanques de salga romanos, as dunas, o sapal, os viveiros de bivalves, o centro de recuperação de animais selvagens, entre outras.

moinho-de-mare-parque-natural-da-ria-formosa-olhao-algarve

moinho-de-mare-parque-natural-da-ria-formosa-olhao-algarve


Ao longo desta agradável visita ao parque, é possível conhecer a maioria dos habitats que compõem o Parque Natural da Ria Formosa e alguma da sua fauna e flora. O lugar também pode render lindíssimas fotos!

moinho-de-mare-parque-natural-da-ria-formosa-olhao-algarve

observatorio-de-aves-parque-natural-da-ria-formosa-olhao-algarve

parque-natural-da-ria-formosa-olhao-algarve

parque-natural-da-ria-formosa-olhao-algarve


O ingresso para o parque tem o valor de 2.80€ mas para residentes Algarvios a entrada é livre. 


parque-natural-da-ria-formosa-olhao-algarve

parque-natural-da-ria-formosa-olhao-algarve

parque-natural-da-ria-formosa-olhao-algarve-andreia-motrena

parque-natural-da-ria-formosa-olhao-algarve



Turismo em Olhão

A abertura de um hotel de luxo, com vista para a Ria Formosa e uma nova vaga de residentes estrangeiros, que compram e restauram casas nos bairros históricos da cidade, tem vindo a colocar a cidade, cada vez mais, no roteiro do turismo internacional.

hotel-real-marina-roteiro-olhao-algarve-portugal
Foto: reprodução Booking.com


A abertura do Real Marina Hotel & Spa na cidade, despoletou a abertura de pequenas unidades de alojamento local, que triplicaram a oferta de camas nos últimos anos.

A cidade piscatória, que já foi a capital nacional da indústria conserveira, tem visto, nos últimos anos, uma nova vaga de residentes, sobretudo reformados europeus, que estão a comprar casas na baixa de Olhão e a restaurá-las, o que significa que os bairros históricos estão a ser gradualmente requalificados e novamente povoados.


Toda esta tendência tem atraído cada vez mais turistas para Olhão, agitando a vida económica da cidade e permitindo a abertura de novos negócios, nomeadamente na área da restauração.



Restauração em Olhão


A abundância de marisco e o talento para o transformar em pratos absolutamente delicioso fez de Olhão a capital gastronómica do Algarve. De facto, diz-se entre algarvios que em Olhão se come muito bem!

Existem na cidade muitos locais onde se pode desfrutar da gastronomia local, sendo que é na Avenida 5 de Outubro, junto à zona Ribeirinha, que se concentram a maior parte dos restaurantes e bares.


Os meus pratos típicos favoritos são: 
  • Carapaus alimados
  • Xerém com conquilhas
  • Litão
E os doces:
  • Folhado de Olhão
  • Folar de folha

Verdadeiras delícias de dar água na boca! 
Espero que gostem destas dicas sobre a cidade... visitem Olhão e aproveitem a sua gastronomia e a companhia das suas simpáticas gentes... Certamente que irão querer voltar!

Deixem nos comentários as vossas dicas de Olhão e quem está dentro para ir ao Festival do Marisco deste ano, que tarda mas não falha ;)


Um super beijoooooo 💙



Acompanhem-me:


💙 Instagram / @andreiamotrena

💙 Pinterest / @andreiamotrena

💙 Facebook / @motrena.andreia

You May Also Like

0 comentários

Follow me on Instagram @andreiamotrena